Home Destaques MUGABE RENUNCIOU AO CARGO DE PRESIDENTE
MUGABE RENUNCIOU AO CARGO DE PRESIDENTE
0

MUGABE RENUNCIOU AO CARGO DE PRESIDENTE

0

O presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, colocou o seu cargo a disposição, nesta terça-feira (21), indicou o presidente do parlamento do país, Jacob Mudenda. Em sua carta de renúncia, segundo a agência Reuters, Mugabe, que ficou no poder por 37 anos, disse que a sua decisão é voluntária.

“Eu, Robert Gabriel Mugabe, entrego formalmente minha renúncia como presidente do Zimbabwe com efeito imediato. Eu renunciei para fazer uma transferência de poder tranquila”, afirmou o presidente de 93 anos na carta.

A renúncia foi amplamente comemorada no Parlamento. O anúncio também foi imediatamente comemorado por um ensurdecedor concerto de buzinas na capital Harare.

Mugabe deixa o cargo depois do seu partido ter exigido que o presidente abandonasse o cargo de forma pacífica e unilateral até segunda-feira (20 de Novembro), facto que não aconteceu, e assim os parlamentares deram inicio, esta terça-feira, a discução sobre o processo de impeachment, que ficou suspenso com a noticia da renuncia, segundo agencia Reuters citada pelo jornal Globo.

O porta-voz do Parlamentou afirmou que trabalha em questões legais para garantir que um novo líder seja empossado até o final desta quarta-feira.

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *