Home CIDADANIA & SOCIEDADE MAIS UMA ETAPA VENCIDA POR DELFINA
MAIS UMA ETAPA VENCIDA POR DELFINA

MAIS UMA ETAPA VENCIDA POR DELFINA

1

Delfina Nhantumbo é uma estudante de 25 anos de idade, frequenta a 11° classe na   Escola Secundária Josina Machel, no período da tarde. É residente no bairro Patrice Lumumba e sonha em fazer Línguas, para o ensino superior. Obviamente que, assim retratada, Delfina se parece com qualquer jovem da sua idade  [ o que não constitui uma inverdade ]  porém, a jovem em questão é uma jovem especial, com deficiência fisico – motora.

Conforme dito anteriormente Delfina sonha em fazer línguas para o ensino superior mas, nem sempre foi uma das suas aspirações, inicialmente ,  sonhava em ser arquitecta mas a sua deficiência impede- a de conseguir concretizar tal sonho, o que levou – a mudar a sua visão futurista [ profissionalmente falando ]. Mas algo é certo, trata – se de uma jovem especial [ em  duplo sentido]  pois exala confiança e auto-determinação, desafiando  estereótipoa e os fartos obstáculos que a vida impõe.

Para a equipa da TV Surdo, Delfina não é uma nova amizade. No âmbito das actividades ligadas a Responsabilidade Social, a nossa guerreira beneficiou de uma cadeira de rodas e, na mesma ocasião, a direcçãao da TV Surdo ficou por dentro das preocupações da jovem estudante ( no que concerne as dificuldades que enfrentava ha bastante tempo, para poder estudar com mais facilidade ). Foi neste âmbito que a TV Surdo decidiu iniciar uma campanha de modo que se adquirisse  um computador para poder  auxilia – la.

Por causa da sua deficiência, a jovem protagonista passava por grandes dificuldades para conseguir passar os apontamentos e, igualmente, o mesmo se repetia quando se tratava de realizar testes. Ao invés de receber avaliações  em formato de multipla-escolha, era submetida às normais, o que roubava bastante tempo. Apesar da situação se manter, Delfina poderá pesquisar com mais facilidade assim como passar os seus apontamentos “ a limpo “, no computador. Este facto deve – se pela falta de estratégias inclusivas mais complexas para o sector da educação. A iniciativa da TV Surdo foi recebida de braços abertos por parte da família assim como  os amigos da jovem. O computador, foi – lhe oferecido por alguém que, ao ler sua historia nas redes sociais, promovida pela TV Surdo, sensibilizou – se com a causa.

A iniciativa da TV Surdo foi de grande apoio para a jornada da jovem estudante, mas não se pode dizer que assim as suas batalhas tenham sido completamente vencidas, pois ela vive bastante distante da sua escola, e a deslocação diária constitui um grande entrave. Delfina é uma jovem feliz, aberta a dar e receber um abraço a qualquer um, deste modo, caso possa ajuda – la nesse quisito, não exite, entre em contacto com a equipe da TV Surdo para mais detalhes.

Comment(1)

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *